Filmes, Livros

[Cinema] Percy Jackson e O Mar de Monstros

Antes de qualquer coisa, preciso deixar claro que não vi o primeiro filme e nem tenho a pretensão de vê-lo. Pelo pouco que soube do que fizeram com a história, eu, como fã declarada da série, me recuso a ver e a ficar revoltada. Porém, dei uma chance a Percy Jackson e O Mar de Monstros porque parecia mais fiel ao livro (a começar por uma Annabeth finalmente loira) e porque o trailer tava bonito e empolgante mesmo. Bom, vamos lá às minhas impressões:

(OBS: Esse post contém spoilers sobre o livro e sobre o filme!)


Como não assisti ao primeiro filme, não poderei opinar sobre o gancho da continuação. Achei bacana eles terem feito um flashback retratando a história de Thalia, Annabeth, Groover e Luke chegando ao acampamento (repetindo, não sei se fizeram isso no primeiro filme porque não vi!) e as caracterizações ficaram muito boas. Achei que ficou bastante fiel e isso ganhou pontos comigo. Porém, quando começam as cenas que seriam correspondentes ao presente… As diferenciações bruscas entre o longa e o livro ficaram gritantes. Groover está no Acampamento Meio-Sangue muito bem, obrigado, e não há menção nenhuma da sua busca ao deus Pã.  Percy e Tyson não são amigos da escola (Percy nem mesmo conhece o Tyson que, por sinal, tem sua caracterização completamente diferente do simpático ciclope do livro). Não há a cena em que os dois enfrentam os gigantes no ginásio, nem Annabeth para salvá-los e a aparição do Táxi das Irmãs foi transferida para outro momento. Os instantes iniciais do filme são com Percy e Clarisse disputando um dos vários jogos incentivados pelo acampamento. Primeiro pensamento que tive? O que diabos fizeram com o livro?
Mas as diferenciações não pararam por aí. Vários personagens foram suprimidos do longa (alguém aí percebeu que o Tântalo não apareceu?), várias passagens do livro foram completamente modificadas (não me refiro nem às que não foram às telonas, porque é de conhecimento geral e óbvio que isso precisaria acontecer para a adaptação funcionar)… Porém, nada me incomodou mais do que os últimos instantes do filme em que Percy… enfrenta Cronos.

Sério, não consegui engolir isso. Tudo bem, até entendo a maior parte das modificações (embora não sem dor no coração), mas a luta final é um tanto ilógica se for levar em conta o propósito da série. São cinco livros para Cronos tentar se reerguer e a pancadaria começar. Em todo o instante da saga, você sabe que se o Senhor dos Titãs conseguir recuperar sua verdadeira forma, ferrou para o Olimpo e para o mundo. Então fica a dúvida: por que os produtores colocaram uma cena tão sem propósito e sem ligação com o que Rick Riordan criou? Apenas para dar um clímax?
Porém, apesar desse ~~supremo~~ deslize (para não falar coisa pior) e da falta de fidelidade para com a obra, não posso negar que o filme funcionou. Divertiu? Sim? Foi bem produzido? Sim. Os efeitos estavam bons? Bastante. Logo, não  há porque dizer que o filme não alcançou seu objetivo. Eu mesma me vi apreensiva e rindo horrores na sala do cinema. Minha amiga que assistiu ao filme comigo estava tão entretida quanto eu. Mas ficou só nisso.

Resta esperar o próximo. E tudo o que tenho a fazer é torcer para que A Maldição do Titã seja pelo menos um pouco mais fiel e não deturpe tanto os momentos do livro.
E aí? O que vocês acharam?
Até a próxima!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply